sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Exposição pode ser visitada até o dia 21 de dezembro

A Exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular, que está sendo realizada na Galeria Elizabeth Nasser, localizada na Rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho, pode ser visitada até o dia 21 de dezembro, das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 14h aos sábados, com entrada franca.
A exposição, organizada pela curadora Elizabeth Nasser, mostra o sincretismo religioso e é composta por 90 peças que destacam um processo permanentemente dinâmico de recriação dos significados da arte sacra. Entre os expositores, nove mestres santeiros do Piauí apresentam peças talhadas em cedro. Destaque para o renomado Marcelo Brant, que trouxe dez estandartes da mostra “Caminho de Todos os Santos”, com motivos católicos, cuja feitura inclui tanto elementos das tradições artesanais mineiras, como fitas e bordados, quanto fragmentos e objetos que remetem à vida contemporânea, como embalagens de produtos e CDs.
Compõe também a coleção particular de santos antigos do artista uberabense Hélio Siqueira, que instalou na galeria um altar de artes sacras. Há ainda peças dos artistas Paulo Miranda, Vitória Helena e Darli de Oliveira.
A Exposição Santos e Estandartes: Erutido e Popular é patrocinada pela Petrobras e pela Cemig e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

Um comentário: