A exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular organizada pela curadora Elizabeth Nasser já está aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h. Ao todo 90 peças e estandartes de 13 artistas plásticos estão expostos.
Destaque para o renomado Marcelo Brant, que trouxe para a mostra dez estandartes da exposição “Caminho de Todos os Santos”, com motivos católicos, cuja feitura inclui tanto elementos das tradições artesanais mineiras, como fitas e bordados, quanto fragmentos e objetos que remetem à vida contemporânea, como embalagens de produtos e CDs.
De Teresina (PI), onde a curadora esteve pessoalmente, são apresentadas peças talhadas em cedro dos Mestres Santeiros do Piauí, destacando a religiosidade de nove artistas da região, entre eles: Mestre Expedito, Mestre Kim, Mestre Costinha, Mestre Dim, Mestre Ribamar das Santinhas, Mestre Paquinha, Mestre Dico, Mestre Júnior e Mestre Cornélio.
Compõe a exposição a coleção particular de santos antigos do artista uberabense Hélio Siqueira, que instalou na galeria um altar de artes sacras. Haverá também peças dos artistas Paulo Miranda, Vitória Helena e Darli de Oliveira.
O projeto cumpre ainda seu papel social beneficiando crianças de escolas públicas e privadas que terão a oportunidade de conhecer, estudar e desenvolver atividades baseadas nos Santos e Estandartes - Erudito e Popular. Na ocasião será oportunizado a eles, além da exposição, palestras e vídeos sobre o tema.
O evento tem o patrocínio da Petrobras, da Cemig, do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).
A Galeria Elizabeth Nasser fica na Rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário