sábado, 27 de novembro de 2010

Equipe do Centro de Tecelagem visita exposição

As tecedeiras e servidores do Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia estiveram na Galeria Elizabeth Nasser, na quarta-feira dia 24 de novembro, visitando a Exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular.
A ideia, segundo a diretora do Centro, Mari Toledo, é promover uma troca de experiências e apresentar a eles, outras formas de expressão cultural que certamente somará em seus cotidianos. “Ter acesso a cultura em qualquer circunstância é uma oportunidade enriquecedora”, disse.
Tecedeiras na mostra
 
Visitando o acervo

Troca de experiências


A turma reunida


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“O sonho de todo artesão é ver seu trabalho valorizado e exposto com tanta dignidade em um espaço como este”

O artesão santeiro piauiense, Mestre Ribamar das Santinhas, esteve em Uberlândia ontem (21) para visitar a Galeria Elizabeth Nasser e conferir de perto a “Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular”. Ele é um dos expositores da mostra e produz esculturas talhadas em cedro com traços alongados e com a marcante característica de peças coloridas. Encantando com a Galeria disse que “o sonho de todo artesão é ver seu trabalho valorizado e exposto com tanta dignidade em um espaço como este”.  A visita aconteceu a convite da curadora Elizabeth Nasser que falou o quanto é enriquecedora a presença de um mestre de tamanha representatividade, vindo de tão longe. “A seriedade do trabalho cultural aqui proposto é comprovado pelo envolvimento das pessoas que participam e nos prestigiam. É realmente muito gratificante”, afirmou.
A Exposição Santos e Estandartes: Erutido e Popular pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h, com entrada franca. A Galeria Elizabeth Nasser fica na Rua José Aiube, 360 no bairro Fundinho. O evento tem o patrocínio da Petrobras e da Cemig e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mestre Ribamar das Santinhas visitará a Exposição neste domingo (21)

A Galeria Elizabeth Nasser recebe neste domingo, dia 21 de novembro a ilustre visita do Mestre Santeiro piauiense Ribamar das Santinhas. Ele é um dos artistas que apresenta peças na Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular. O artesão piauiense produz esculturas talhadas em credo com traços alongados, outra característica do seu trabalho é o colorido das peças.
A visita acontece a convite da curadora Elizabeth Nasser. Ela comentou que quando esteve no Piauí, em setembro, Mestre Ribamar das Santinhas manifestou a vontade de ver suas peças expostas em uma galeria. “É enriquecedor para a mostra a presença de um mestre de tamanha representatividade, vindo de tão longe, para nos prestigiar, disse Nasser.
Vale destacar que a arte santeira piauiense foi reconhecida como patrimônio nacional após uma ampla pesquisa que resultou em um Manual de Aplicação, que constitui ferramenta teórico-metodológica do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), na categoria ofício e modos de fazer.
A Exposição Santos e Estandartes: Erutido e Popular é patrocinada pela Petrobras e pela Cemig e conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h
Onde: Galeria Elizabeth Nasser - Rua José Aiube, 360 no bairro Fundinho
Entrada franca.

Escolas podem agendar horários para visitarem a Exposição

Cumprindo seu papel social de levar a cultura para todos os públicos, a Galeria Elizabeth Nasser convida escolas públicas e particulares para visitarem a Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular. Para isto, os dirigentes destas instituições devem entrar em contato pelo telefone (34) 3238-4203 e agendarem seus horários.
A idéia é oportunizar aos estudantes a ampliação dos seus conhecimentos e a discussão da influência do erudito e do popular no cotidiano. Na ocasião um vídeo é exibido apresentando a viagem que a curadora realizou aos mestres santeiros do Piauí e ainda, as ferramentas que utilizam e de que forma eles transformam a madeira em esculturas. A visitação é acompanhada por um monitor especialmente preparado para apresentar detalhes das obras. Com isto, os professores poderão desenvolver atividades baseadas na mostra.
A Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular é composta por 90 peças que destaca o sincretismo em um processo permanentemente dinâmico de recriação dos significados da arte sacra. Certamente um rico tema que pode ser proposto, discutido e visto por vários ângulos para que cada um faça sua leitura e se aprofunde no tema.
A galeria Elizabeth Nasser fica na Rua José Aiube, 360 – Bairro Fundinho – Uberlândia MG. O evento tem o patrocínio da Petrobras e da Cemig, com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Exposição é aberta ao público

A exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular organizada pela curadora Elizabeth Nasser já está aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h. Ao todo 90 peças e estandartes de 13 artistas plásticos estão expostos.
Destaque para o renomado Marcelo Brant, que trouxe para a mostra dez estandartes da exposição “Caminho de Todos os Santos”, com motivos católicos, cuja feitura inclui tanto elementos das tradições artesanais mineiras, como fitas e bordados, quanto fragmentos e objetos que remetem à vida contemporânea, como embalagens de produtos e CDs.
De Teresina (PI), onde a curadora esteve pessoalmente, são apresentadas peças talhadas em cedro dos Mestres Santeiros do Piauí, destacando a religiosidade de nove artistas da região, entre eles: Mestre Expedito, Mestre Kim, Mestre Costinha, Mestre Dim, Mestre Ribamar das Santinhas, Mestre Paquinha, Mestre Dico, Mestre Júnior e Mestre Cornélio.
Compõe a exposição a coleção particular de santos antigos do artista uberabense Hélio Siqueira, que instalou na galeria um altar de artes sacras. Haverá também peças dos artistas Paulo Miranda, Vitória Helena e Darli de Oliveira.
O projeto cumpre ainda seu papel social beneficiando crianças de escolas públicas e privadas que terão a oportunidade de conhecer, estudar e desenvolver atividades baseadas nos Santos e Estandartes - Erudito e Popular. Na ocasião será oportunizado a eles, além da exposição, palestras e vídeos sobre o tema.
O evento tem o patrocínio da Petrobras, da Cemig, do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).
A Galeria Elizabeth Nasser fica na Rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho.

domingo, 14 de novembro de 2010

Exposição Santos e Estandartes: Erudito e Popular promove Sarau


Na noite desta sexta-feira, dia 12 de novembro, a Galeria Elizabeth Nasser promoveu um Sarau como parte dos eventos de abertura da Exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular. Ao som da belíssima voz de Flávio Arciole, acompanhado pelo piano de Maria Célia Vieira, os convidados desfrutaram de uma agradável noite.
Na ocasião, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Esamc, declamaram poesias. Hudson Viana recitou “Palavras” de autoria própria e depois, acompanhado por Franklin Nascimento, “A excitante fila do feijão”, de Carlos Drummond de Andrade.

Hélio Siqueira e Flávio Arciole
Participando do Sarau, Itamar Medeiros, analista de faturamento, comentou que Uberlândia oferece vários eventos culturais, dos quais ele sempre acompanha e considera muito válido. “Uma oportunidade de enriquecer a cultura das pessoas e destacar os artistas que podem apresentarem seus dons”.
Arciole canta para Beth Nasser
Despedindo da exposição, Marcelo Brant, que retornou a Diamantina (MG) ainda na sexta-feira, falou durante o Sarau que seu trabalho é simples e ele o faz com muito amor e dedicação. “Tenho viajado bastante, por todo o País, divulgando meu trabalho, mas Uberlândia é completamente diferente de tudo por onde passei. É uma cidade harmônica e que me recebeu de braços abertos, que a minha obra possa consolidar este relacionamento”, comentou.
A Curadora Elizabeth Nasser convida a todos para visitarem a exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 10h às 14h, A galeria fica na rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho em Uberlândia MG. A entrada é franca.
O evento tem o patrocínio da Petrobras e da Cemig, com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Convidados visitam a Exposição

Um coquetel realizado na noite de ontem (11) recebeu convidados da Exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular. Entre eles os artistas expositores, imprensa e o gerente de Atendimento e Articulação Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais da Petrobras, Guilherme Carvalho.
No evento, que contou com apresentação do Coral da Universidade Federal de Uberlândia regido pela Professora Edmar Ferretti, a curadora Elizabeth Nasser comentou a proposta de se discutir o erudito e o popular, mostrando ao observador como as duas culturas se mesclam, se confundem e se alimentam de um processo permanentemente dinâmico de recriação dos significados da arte sacra. Ela também aproveitou a ocasião para agradecer a parceria e o apoio dado pelos patrocinadores por reconhecerem a importância de difundirem a cultura e a arte, investindo em ações que contribuem para a concretização desta exposição na cidade de Uberlândia.
Na oportunidade, Guilherme Carvalho falou sobre os demais projetos que recebem incentivos da Petrobras mostrando a valorosa contribuição que a empresa presta para a comunidade uberlandense na área de cultura.
A exposição 'Santos e Estandartes – Erudito e Popular' pode ser visitada das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 14h, na galeria Elizabeth Nasser – Rua José Aiube, 360 – Bairro Fundinho – Uberlândia MG.
O evento tem o patrocínio da Petrobras e da Cemig, com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cortejo marca a abertura da Exposição

Confira a matéria veiculada pela TV Integração.

O cortejo é uma manifestação religiosa muito comum nas cidades do interior de Minas Gerais. É uma espécie de procissão, na qual os fiéis carregam pelas ruas imagens religiosas e estandartes.


 Um cortejo pelo centro histórico do Bairro Fundinho em Uberlândia marcou nesta quarta-feira, dia 10 de novembro a abertura da exposição “Santos e Estandartes – Erudito e Popular”. O espetáculo misturou religiosidade, sincretismo e arte. De um lado, representando o popular, o Terno de Congado Moçambique Princesa Isabel, do bairro Patrimônio. De outro dez integrantes do Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), regidos pela Professora Edmar Ferretti, representou o erudito, em roupas características que as transformaram em “santas”.
O cortejo foi especialmente organizado pelo artista plástico Marcelo Brant, denominado 'Caminho de Todos os Santos', no qual dez mulheres se tornam imagens vivas de Nossa Senhora e apresentaram um pouco da obra de Brant: estandartes e figurinos criados a partir de retalhos de tecidos, latinhas de alumínio, plástico, papelão, fitas, fuxicos e crochês, criando peças coloridas, que misturam o sagrado e o profano.
Em nome de todos os santos o cortejo aconteceu no ritmo do congado nas passadas pelas ruas. Já nas paradas, as meninas do coral, era que soltavam a voz. Tudo isto entre o movimentado cotidiano da cidade, o que mudou seu ritmo e impressionou quem teve a oportunidade de presenciar o belo espetáculo.
A exposição 'Santos e Estandartes – Erudito e Popular' pode ser visitada das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 14h, na galeria Elizabeth Nasser – Rua José Aiube, 360 – Bairro Fundinho – Uberlândia MG.
O evento tem o patrocínio da Petrobras, da Cemig, do Ministério da Cultura, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Abertura da Exposição terá a participação do Coral da UFU


Coral em apresentação no
Teatro Sesiminas Uberaba-MG

No dia 11 de novembro, quinta-feira, durante a abertura da exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular, organizada pela curadora Elizabeth Nasser acontece a apresentação do Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem como regente Edmar Ferretti.
 O Coral da Universidade Federal de Uberlândia foi fundado pelo Professor Carlos Alberto Storti, em abril de 1977. Desde 1981, sob a regência da Professora Edmar Ferretti, comemorou trinta e três anos de atividades. Seu objetivo é cultivar obras corais de diversos gêneros, estilos e épocas, realizando um repertório executado com depurada técnica vocal cantada. Além das inúmeras apresentações coralísticas, o Coral também se preocupa com a montagem de óperas clássicas divulgando o gênero com maestria e elevado nível de expressão artística.
A exposição Santos e Estandartes – Erudito e Popular pode ser visitada a partir do dia 13 de novembro na Galeria Elizabeth Nasser, localizada na Rua José Aiube, 360, no bairro Fundinho, apresentará o sincretismo popular religioso, contará com peças e estandartes de 13 artistas plásticos entre eles Marcelo Brant, Hélio Siqueira, Paulo Miranda, Vitoria Helena, Darli de Oliveira, além dos Mestres Santeiros do Piauí, entre eles: Expedito, Kim, Costinha, Dim, Ribamar das Santinhas, Paquinha, Dico, Júnior e Cornélio.